O PODER DO CHÁ



Chá Verde, Branco e Vermelho

Velhos conhecidos da medicina oriental, os chás verde, branco e vermelho tornaram-se famosos nos últimos anos devido aos benefícios que podem proporcionar ao nosso organismo. Aqui no Brasil, as bebidas já fazem parte da dieta de muitas pessoas preocupadas com a saúde e a boa forma.

Os chás são provenientes das folhas da Camellia sinensis, uma planta procedente principalmente do norte da Índia e sul da China. A diferença entre eles é a forma com que são obtidos.


O chá verde provém de folhas adultas dessa planta, que murcham com o vapor e, em seguida, são secas. As folhas permanecem verdes e não sofrem qualquer tipo de alteração na sua composição, e o chá resultante desse processo apresenta sabor amargo.

Na produção do chá branco, só os brotos mais jovens são colhidos. Nessa fase, a folha tem uma coloração prateada, devido à fina penugem branca que recobre os brotos, daí a origem do nome chá branco. Esse chá não sofre qualquer tipo de fermentação.

Já o chá vermelho é um chá fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos), considerado o mais apreciado de todos os chás na China. É considerado um potente chá emagrecedor, com pouca cafeína, porém uma ótima fonte antioxidante e redutora do colesterol.

O segredo dos chás citados reside no fato deles serem ricos em polifenóis conhecidos como catequinas, poderosos antioxidantes. Pesquisas mostram que além de reduzir o risco de desenvolvimento de cânceres, esses polifenóis são eficazes na redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), além de inibir a formação de coágulos sanguíneos anormais. Este último assume importância quando consideramos que a trombose (a formação de coágulos sanguíneos anormais) é a principal causa de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Outro benefício que os estudos apontam é em relação à perda de peso, uma vez que esses chás são capazes de aumentar as taxas metabólicas e acelerar a oxidação das gorduras, sendo um grande aliado no emagrecimento.

Vale ressaltar que o uso dos chás acompanhados de uma dieta equilibrada e de baixo valor calórico, contribui ainda mais para a perda de peso.

Tenha cuidado com o uso desordenado de chás e procure sempre a orientação de um bom nutricionista.