CÁLCIO AJUDA A PERDER PESO

O cálcio reduz os depósitos de gordura do corpo, também afasta o câncer, controla a pressão e fortalece os ossos.

Foi por obra do acaso que pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriram, no final dos anos 1990, a íntima relação do cálcio com a perda de peso. Na verdade, o que eles pretendiam era entender melhor a atuação do mineral no combate à hipertensão. Só que, então, verificaram nos participantes do estudo uma surpreendente redução de quilos, além da já esperada queda na pressão arterial.

Depois disso, muitos trabalhos vieram à tona para corroborar a tese da ação antiobesidade. Então, verificou-se que o cálcio interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura, esmiuçando um pouco mais: ele bloqueia enzimas envolvidas na formação desse grupo celular. Experimentos demonstram que, na falta do nutriente, ocorre um desequilíbrio. Resultado: os adipócitos incham e o ponteiro da balança dispara. Outra ação do cálcio contra a obesidade aparece em um estudo europeu. Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições.

Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo. Para completar, há evidências de que o mineral atue no aproveitamento da insulina hormônio, fundamental na regulação do metabolismo e da própria fome. Seu excesso na circulação contribui para o armazenamento de energia na forma de gordura, o que, óbvio, leva ao aumento do tecido adiposo. Ou seja, se falta cálcio a barriga salta aos olhos e os pneus dão o indesejado ar da sua graça.

Incluir o cálcio no cardápio também ajudaria a manter bem longe a temida síndrome metabólica. O problema que cresce no mundo inteiro resulta da soma de glicose elevada, pressão alta e alteração nos níveis de colesterol e triglicérides. Uma mistura explosiva que bota o coração em risco. A boa notícia é que o mineral desponta em estudos como aliado contra o mal.

Necessidade diária de cálcio

Confira a dose de cálcio necessária para cada fase da vida:


Alimentos com cálcio



Fontes alternativas de cálcio

Os laticínios são as melhores fontes de cálcio. Há quem evite o leite por causa da intolerância ao seu açúcar, a lactose. Para essa turma a sugestão é optar por queijos e iogurte. Esses alimentos passam por fermentação e ficam livres da substância. Agora, se o problema for alergia à proteína do leite, aí nem mesmo a dupla citada pode entrar no cardápio. Nesses casos o melhor é buscar ajuda de um especialista para compensar o déficit do mineral. Infelizmente os vegetais que fornecem boas doses dele, como o espinafre, contêm compostos capazes de atrapalhar a absorção, os chamados fitatos. Daí, para suprir a necessidade diária, só mesmo comendo pratos e pratos de hortaliças.

 

Dicas para garantir a dose diária de cálcio

• Consuma diversas fontes no café da manhã.
• Prefira alimentos fortificados.
• Inclua iogurte ou queijo nos lanches intermediários.
• Tome um copo de leite antes de ir para a cama.
• Depois de comer alimentos ricos em ferro — a carne vermelha, por exemplo —, espere duas horas antes de ingerir leite e seus derivados. É que esse mineral dificulta o aproveitamento do cálcio.