ARGILOTERAPIA


A argiloterapia é a terapia que utiliza as propriedades minerais da argila. A argila é uma rocha sedimentar, constituída por certo número de minerais diferentes e em proporções variadas, chamadas de SILICATO MINIMIZADO. Existem vários tipos de silicato minimizados (Titânio, Magnésio, Cobre Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio, Sódio, Ferro). Tais diferenças nunca modificam os principais afeitos terapêuticos, a ação anti-inflamatória, cicatrizante e antisséptica e regeneradora de tecidos lesados.

Por ser rica em minerais, a argila traz efeitos maravilhosos para o tratamento estético da pele. O silício, por exemplo, estimula a microcirculação da pele, auxiliando no processo de eliminação das toxinas, além de devolver brilho e elasticidade. Além do frescor e do relaxamento, a argila também é um bom hidratante, usada sob a forma de máscara, deixa a pele lisa e aumenta a retenção de água.

Pode ser usada também para esfoliação facial ou corporal, para retirar as células mortas que se acumulam com o passar do tempo, mudando o aspecto opaco da pele e facilitando a penetração de nutrientes para o interior da pele. Além de desintoxicar a pele, prepara o corpo para receber massagem.

Aplicação na Estética
Existem vários tipos de argila que são usadas para efeitos estéticos, suas diferenças mais sensíveis dizem respeito à procedência, pureza e concentração de seus elementos.

A argila é retirada de solos profundos, são micronizadas e purificadas para utilização. Algumas são também esterilizadas com raios gama com comprimento de onda suficiente para eliminar bactérias.

Os principais efeitos obtidos com argila nos tratamentos estéticos são:
- Ação ativadora de circulação sanguínea: quando aplicada sobre a pele favorece maior aporte de oxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios diversos nos tratamentos de envelhecimento cutâneo, acne, celulite, flacidez, etc.
- Ação desintoxicante: pode ser observada no couro cabeludo, na face e no corpo, devido à sua capacidade de absorção de toxinas. Quando aplicada na superfície cutânea, ela estabelece um sistema de troca, onde retira as impurezas da pele, deixando em troca elementos naturais indispensáveis ao metabolismo orgânico.
- Ação microabrasiva da camada córnea: pode ser observada graças às partículas micronizadas capazes de efetuar esfoliação suave na superfície cutânea, permitindo uma homogeneização da pele.

Tipos de Argila:
- Argila Branca: Utilizada como para clareamento de manchas senis, micro esfoliação da pele, agente desintoxicante corporal, diminuição da oleosidade da pele, combate de cravos e espinhas, redução de rugas e sinais de expressão.
- Argila Verde: Utilizada em tratamentos de estrias e gordura localizada. Tem ação sobre a reprodução celular, a melhora da circulação sanguínea periférica, na atenuação de manchas, no combate a acnes e espinhas, como descongestionante, na nutrição dos tecidos com sais minerais, na absorção da radiação solar, retardando o envelhecimento, como desintoxicante facial, capilar e corporal.
- Argila Rosa: Tem efeito anti-stress, ideal para peles cansadas e sem viço, pois vitaliza a pele e devolve a luminosidade natural, melhorando a circulação, também tem ação anti-acne, anti-seborréia, e ainda age na absorção de toxinas e como hidratante. É indicada para peles sensíveis. Auxilia nos processos de drenagem e age sobre hidrolipodistrofia e gordura localizada.
- Argila Amarela: Tem ótimo efeito tensor, o porcentual elevado de silício é indicado para revitalização cutânea. Tem alta capacidade de troca de cátions e ânions, combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-la ressecado.
- Argila Cinza: É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, devido ao titânio presente. É clareadora e levemente esfoliante.
- Argila Negra: É um material muito nobre. Possui alto teor de silício e baixo percentual de ferro. Seu teor de titânio, agrupado com elevados percentuais de alumínio e silício indicam um material excelente como agente rejuvenescedor. Tem ação anti-inflamatória e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica, favorecendo a reprodução celular.
- Argila Vermelha: Tem efeito secatico, muito utilizado para cicatrização. Retira água em excesso do tecido ao mesmo tempo que age diminuindo a oleosidade. Peles com pontos de hiperqueratose ou espessadas apresentam uma melhora significativa na maciez e brilho.
- Argila Marrom: Pode ser usada em acnes como desintoxicante e secativo.Na revitalização facial atua como renovador celular potente. Peles com excesso de ptose ou com tendência a estrias podem fazer uso destas argilas, pois atuam como potente renovador celular que irá melhorar a consistência tecidual e evitar a formação de estrias, quanto as já existentes auxilia na minimização do aspecto inéstético. Graças á sua atuação na flacidez oferece resultados ótimos nos tratamentos para mamas.