OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA TERMAL PARA A PELE


A água termal é uma água subterrânea que foi enriquecida por anos pelos minerais das rochas e retorna à superfície em fontes com temperaturas que vão de 35ºC a 54ºC.


O que acontece é que quando chove, o solo absorve água. Essa água fica armazenada, passa anos e anos encoberta e longe de micro-organismos e bactérias. Depois de muito tempo ela, por algum motivo reaparece na superfície como uma fonte. E agora é que aparece o real diferencial: depois de tanto tempo longe da luz do sol, a água acumulou zinco, magnésio e ferro, minerais que são benéficos ao homem. As propriedades variam de acordo com a região e o tipo de rocha pelo qual a água passou.

A água termal reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida contra agressões como a poluição. Seu uso constante é ótimo para ajudar a retardar o envelhecimento precoce, para combater a expressão de cansaço de imediato, hidratar, ajudar a manter a elasticidade e a maciez da pele, além de nutrir e refrescar a pele. Fora que pode ser um ótimo jeito de preparar a pele antes de usar a maquiagem, pois limpa e ajuda a fixá-la melhor.

Ela é indicada pelos médicos dermatologistas para as pessoas com peles sensíveis e/ou alérgicas. E deve ser incluída no cuidado diário da pele. Ela é particularmente boa também para quem tem rosácea, eczemas, psoríase e queimaduras superficiais, já que tem propriedades cicatrizantes. Quem passa muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou acabou de fazer um peeling também vai se beneficiar com essas borrifadas de frescura pura.

A água termal pode substituir o hidratante, para quem tem pele oleosa. Para sentir os benefícios da água termal, é necessário usar o produto entre duas e três vezes ao dia. O ideal é usar a água termal antes do filtro solar pela manhã, no meio do dia, antes de reaplicar o filtro, e antes de dormir.

Você também pode borrifar o produto sobre os lábios, principalmente se você sofre de lábios rachados ou ressecados. Ajuda a cicatrizá-los e hidratá-los.

Uma dica: o soro fisiológico é um bom substituto para a água termal, pois tem a concentração ideal de sódio de que a pele precisa, só fica devendo em minerais. Uma boa opção é colocá-lo em um borrifador e usar assim como recomendado para a água termal.

Não tem contra indicações, pois o risco de alergia é mínimo.

Há um similar sintético de água termal chamado physiogenyl, usado em géis e cremes manipulados. Trata-se de um complexo oligomineral com sódio, magnésio, zinco e manganês que foi desenvolvido pela Unicamp e é bastante usado nas farmácias de manipulação.

No Brasil, existem fontes de águas termais, sobretudo na região de Caldas Novas, em Goiás. Em São Paulo, as mais importantes são as fontes de Águas de São Pedro e de Ibirá. A água termal brasileira é uma das mais alcalinas e sulfurosas do mundo, o que a torna ideal justamente para o tipo de pele que é mais comum no Brasil: a oleosa.