GESTANTES X ATIVIDADE FÍSICA

A gravidez é um período em que o corpo da mulher sofre com diversas alterações, físicas, hormonais e psicológicas. Para que tudo corra bem durante os nove meses é preciso tomar alguns cuidados, seja com a pele, alimentação e estilo de vida.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre muitas coisas quando entram nessa fase, uma das principais questões é sobre a prática de exercícios, pois há o medo de engordar demais ou perder a rigidez nos músculos.

Grávidas podem e devem fazer exercícios físicos sim, mas com alguns cuidados especiais. Primeiro é importante saber que o médico é quem determina se a gestante está em condições para realização de esforços ou não. Pelo menos durante os três primeiros meses não é aconselhável que se realize atividades de esforço, pois esse é um momento em que o feto está fixando-se no útero, e qualquer exagero nas atividades pode, inclusive, causar uma perda do bebê.

É importante levar em conta fatores como: o tipo de exercício que a mulher já praticava – e se praticava – e o tipo de gravidez que está tendo.

A pessoa que já faz exercício previamente e continua durante a gravidez vai ter uma gestação muito mais saudável. Quem passa pela gestação e continua treinando não perde o condicionamento e pode ter uma volta na rotina em menos tempo depois da dar à luz.

A atividade é prazerosa e ajuda em vários aspectos, tanto na fase inicial como final da gestação. A mulher só precisa parar de treinar na hora do parto. No entanto, o treinamento da gestante deve ser muito personalizado. Conforme o abdomen vai aumentando, o treino tem que mudar.

As adaptações devem ocorrer logo quando há a descoberta da gravidez, nas primeiras duas semanas, já que é o período em que o óvulo está mais vulnerável e ainda não se fixou no endométrio. Exercícios que tenham bastante impacto, como agachamento e corridas bruscas, devem ser evitados na fase inicial da gestação.

Alguns médicos recomendam a prática de exercícios na água, que não causam impactos e oferecem menos riscos à gravidez. O pilates também é super indicado nesta fase, pois ajuda a melhorar a dor nas costas. A musculação também pode trazer muitos benefícios para a flexibilidade e alongamento da mulher, como melhorar o fluxo sanguíneo e a mobilidade articular, mas o acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental, além do cuidado para não sobrecarregar demais a prática.

Já os exercícios aeróbicos devem ser adaptados para não causarem incômodo na mãe durante a evolução da gestação, quando as regiões da lombar e os calcanhares começam a carregar o sobrepeso do bebê. Não é recomendado colocar uma gestante para correr na esteira, pois conforme o tamanho da barriga [a corrida] pode atrapalhar e não é segura, fica mais fácil correr riscos. O recomendado é utilizar uma bicicleta ergométrica com apoio na coluna lombar, onde a mulher possa ficar sentada com leve inclinação no tronco. Uma caminhada leve também pode ser feita pela gestante.


Não esquecer que independente de poder fazer ou não atividade física a Drenagem Linfática é indispensável durante a gestação.