RETENÇÃO DE LÍQUIDO


Barriga estufada, rosto cheinho, seios aumentados, pés inchados... Todos esses são sintomas da retenção de líquido, um problema que afeta muitas mulheres pelo menos uma vez por mês, antes da menstruação. Mas a verdade é que as causas da retenção de líquido vão além da TPM.


A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, que posteriormente é eliminada pela urina.

Além de trazer prejuízos à saúde, eleva o ponteiro da balança para as alturas. Por meio desse acúmulo, uma pessoa pode adquirir aproximadamente 2 kg durante um só dia.

É preciso investigar do que se trata antes de se assustar com estes dois ou três quilos que podem aparecer rapidamente. Má alimentação, sal em excesso, insuficiência renal, falta de exercícios físicos e até o uso de antinflamatórios e da pílula anticoncepcional podem provocar este desconforto. Existem casos em que a retenção de líquidos ocorre em períodos nos quais há alterações metabólicas como na TPM, na menstruação e na gravidez.

A TPM é um período delicado em que a retenção insiste em aparecer. As mudanças nos hormônios, no metabolismo e no apetite são fatores propícios para o inchaço.

A retenção de líquidos também pode ser um sintoma de problemas como insuficiência vascular, hipotireoidismo, hipertensão arterial, mau funcionamento dos rins, fígado e coração, processos inflamatórios, deficiência na circulação sanguínea, grande concentração de sódio no organismo e alterações hormonais e emocionais.

Para detectar a retenção de líquidos, em casos mais intensos, basta observar as mãos, os pés, a barriga, as pernas e as proximidades do tornozelo. Se essas regiões persistirem inchadas por muito tempo é necessário buscar ajuda médica, principalmente se tais inchaços ocorrerem fora do período de gravidez e menstruação.

Vale ressaltar que:
- A constipação intestinal aumenta a retenção de líquidos, por isso ir ao banheiro é essencial para ajudar na melhora do problema. Uma ingestão adequada de fibras por meio dos cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leguminosas, contribui significativamente, para essa melhora. Não podemos esquecer que a ingestão de água junto a esses alimentos é grande aliada.
- Alimentos com alto teor em sódio estimulam o processo citado acima e como conseqüência temos um agravamento do quadro de inchaço. Por isso devemos excluir de nossa lista os embutidos (presuntos, mortadela, mussarela, salame), alimentos enlatados, condimentos em excesso, todos esses alimentos enquadram-se na lista dos vilões, e possuem alto teor de sódio. Então ler os rótulos e estar atentos às quantidades desse nutriente é essencial para o sucesso do controle.

Para amenizar a retenção de líquidos, é fundamental:
- Prestar atenção na alimentação, comendo hortaliças e frutas, pois elas facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção. Alguns alimentos são considerados diuréticos, são eles o abacaxi, salsão, melancia, morango, cenoura, pepino, tomate, broto de feijão, beterraba.
- Evitar alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce.
- Aumentar a ingestão de líquidos, pois além de estimular os rins e melhorar a circulação, elimina as toxinas. Os chás, em especial, ajudam na digestão, têm efeito diurético e são eficientes contra a retenção de líquido. A água de coco também é boa opção.
- Cortar ou diminir a ingestão de líquidos durante as refeições, vai ajudar na digestão e evitar a retenção de líquidos.
- Utilizar pouca quantidade de sal.
- Diminuir a utilização de sapatos altos e apertados.
- Praticar exercícios físicos, pois a atividade física estimula a sudorese, e ajuda na eliminação dos líquidos em excesso deixando todo o organismo trabalhando melhor.
- Aderir a tratamentos com drenagem linfática, a qual é um tipo de massagem que drena os líquidos e toxinas acumulados no corpo, encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas.